Hora do chá #4
- Tríplice Force
- 21 de jan. de 2020
- 3 min de leitura

Olá a todos, bem vindos a mais uma hora do chá! Começando oficialmente 2020 com nossa primeira coluna sobre séries. Pra começar bem eu vou indicar a estreia mais impactante de 2019, um lançamento da netflix que realmente me surpreendeu.
Vamos falar hoje sobre Vagabond/Retaliação, um dorama bem americanizado que nos trouxe uma trama genial do começo ao final da temporada, com um nível de atuação e dedicação impecável. Doramas podem chocar ao publico que está acostumado com series americanas, seja pela diferença intensa entre as culturas, ou pela própria língua, mas como esse tem um tom bem mais americano, e uma trama bem atualizada, achei digno trazer aqui.
Eles trazem um elenco muito bem escolhido, e personagens intensos e bem construídos, todos bem arrumados como em um tabuleiro sendo essenciais a cada eps pra entregar um entretenimento de alto nível.
Começamos pela apresentação dos nossos protagonistas, um duble aspirantes a jack chan/jet lee que treinou anos e teve vários acidentes que cria o sobrinho depois que o irmão faleceu, uma pessoa bem humilde que tenta descobrir como criar uma criança que nunca pediu, mas que ama e se preocupa, tendo que se virar com bicos e esconder problemas com dinheiro. De outro lado temos uma agente de uma grande inteligência koreana que é totalmente desacreditada por seus colegas de trabalho, mas que deseja seguir os passos de seus pais, considerado um herói.
O primeiro eps parece um pouco bagunçado, é preciso prestar atenção porque tudo acontece muito rápido, a apresentação, os personagens na sua rotina, e o começo da infernal odisseia de nossos protagonistas. Vagabond é um drama de ação que leva ao pé da letra porque tem esse gênero, você acompanha do começo ao fim o conflito interno dos personagens, sua visão e questionamento de como vivem, de como o mundo é e de como eles acreditam que deveria ser, jogados de cabeça numa conspiração que encabeça a queda de um avião que nada menos levava o sobrinho do protagonista para o Marrocos para participar de um torneio amigável infantil. É chocante como as cenas e a fotografia, a trilha sonora e a atuação te levam a um sofrimento impactante mesmo sendo o começo. Assim que os protagonistas são apresentados, e tentam lutar de todas as formas levar os culpados do acidente a justiça navegamos em episódios que transbordam reviravoltas, barreiras, conspirações e quase incessantes cenas de perigo e ação. Temos uma bela química entre o casal principal, que vai sendo aprimorada com o tempo, os fazendo cada vez mais companheiro da causa, com algumas pitadas de momentos fofos.
Mas você me perguntaria, por quê entre tantas, Vagabond seria a melhor de 2019? É difícil explicar em palavras o quanto você imerge no universo da trama, na perseguição pela verdade, muitas vezes uma verdade que nem você, espectador sabe que está a procura, todos são seus inimigos? Quem é o real culpado? Até onde uma pessoa comum pode mudar o rumo das coisas na sociedade?
Vagabond trás um protagonista comum, trabalhador, um pai de família jogado num acidente que vira toda sua vida de pernas pro ar, que precisa lutar em busca da verdade respirando aos poucos e buscando tempo pra sentir o próprio luto enquanto trila o caminho sanguinário e intenso. Dificilmente algo te trará uma divergência de emoções tão grande, complexa e bem construída. Ansiando por desvendar um grande mistério, navegando entre sentimentos de perda e lamentação, excitado por cenas de ação e lutas, e sempre revendo os próprios conceitos de como um individuo é importante para a sociedade.
Se existe algo que procura que vá te tirar do clichê, te surpreender todo o tempo, e fazer você se emocionar, seja com momentos dramáticos ou com ação, eis aqui a melhor indicação possível.
Vejam e mandem feedback, talvez a série não tenha tido muita repercussão por ser coreana, está num nível de produção e atuação que não deixa a desejar pra nenhuma das mais queridinhas da plataforma. Espero que gostem como eu gostei e me maravilhei, e aguardo por mais. Até a próxima hora do chá bando de loucos!
Comments